Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IORQUE - MARANHÃO.

diario oficial contra-cheques 2 e-Protocolo editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

Nossa História

 NOVA IORQUE MARANHÃO

nossa historia 1MUITO antes da chegada do americano Eduardo Burnet à região, em 1871, já prosperava a Fazenda Sussuapara, que desapareceu com o assassinato de seu proprietário, vítima dos Balaios.

Eduardo Burnet construiu uma casa de telha, iniciando-se no ramo do comércio. Em 1986, fundou a Vila; denominando-a de Vila Nova, desmembrada de Patos Bons. Com o crescente progresso, decidiu alterar o topônimo para Nova Iorque, em homenagem à sua terra. Contribuíram bastante para o êxito da povoação os brasileiros Bernardino do Espírito Santo e Silva, Justino Neiva de Souza e João Henrique Ferreira.

Em 1925, a Vila foi invadida pela coluna Prestes, tendo os revolucionários saqueados o comércio, queimando arquivos públicos e praticando mais uma série de arbitrariedades, deixando a região somente oito dias depois. No ano seguinte, rio Parnaíba inundou a povoação, forçando a mudança da Vila para local um mais alto, não atingido pelas águas.
Pelo decreto de lei nº 45, de 29 de março de 1938, passou a categoria de Cidade.
Tendo em vista a construção da Barragem de Boa Esperança, em 1968, a Cidade foi totalmente tomada pelas águas da represa. Com recursos do Governo Federal, construiu-se, então, uma nova sede, em local distante, totalmente planejada e que se constitui em modelo de cidade de pequeno porte.

hossa historia 2Nova Iorque é banhada pelo Rio Parnaíba e privilegiada com um dos pontos turismo mais visitado na região do sul do estado, conhecido por nome de Praia do Cajú, é detentora de belas paisagens que encanta e fascina seus visitantes e turistas. O lago teve sua formação devido à construção da usina hidrelétrica da Boa Esperança em 1968, hoje é cenário de ponto turístico. A partir da década de 90, o rio Parnaíba em Nova Iorque começou ser procurado como ponto turismo da região, dando espaço a formação da Praia do Cajú. Hoje bem estruturada, com uma área ampla para os banhistas, varias barracas com uma diversidade de bebidas, comidas, e o tradicional e delicioso peixe das águas doce do Parnaíba. Nova Iorque em seus finais de semana recebe um número expressivo de visitantes na Praia do Cajú, de cidades  vizinhas, de outros Estados e Regiões.

nossa historia 3Em dias de verão, nossa Nova Iorque Brasileira, no seu, mais belo ponto turismo, vira cenário para as mais belas paisagens que encanta quem por aqui passa, as fotos tiradas em seus diversos ângulos diz por se só. A cada  clique tirado de sua maquina fotográfica é uma prova que você retornará a nos visitar.

rodape